terça-feira, 9 de setembro de 2008

Inovações na diálise?








Direto do O Buteco da Net






O que significa diálise?

Quando os rins perdem a capacidade de extrair/filtrar as toxinas do sangue acabam tendo um aumento no nível de substâncias indesejadas no corpo, e portanto, precisam constantemente limpar o sangue.

Hoje, todo o processo leva cerca de cinco horas e é administrado por uma máquina que injeta cerca de oito litros de um líquido na cavidade abdominal, que em contato com o peritônio (membrana serosa que reveste interiormente as paredes do abdome, refletindo-se sobre várias vísceras desta cavidade), absorve as toxinas do sangue. Em seguida este líquido é retirado e descartado.

A grande novidade vem de uma empresa da Cingapura, em parceria com a Universidade da Califórnia. Juntos eles desenvolveram um colete que promete revolucionar o cenário para tratamento de pacientes com doenças crônicas renais.

Bem diferente do que ocorre com a diálise convencional, o colete utiliza apenas um litro. Neste caso, a substância é reciclada e reintroduzida no corpo.

De acordo com o Dr. Gordon Ku, os pacientes "terão diálise contínua e não precisarão fazer as três visitas semanais aos centros de diálise". Ele ainda explicou a BBC que, o colete permite a remoção total das toxinas, mantendo um estado metabólico e bioquímico constante, evitando assim, mudanças abruptas nesses parâmetros.

A empresa estima comercializar o produto em 2011.