Begijnhof, um misterioso quarteirão escondido no centro da cidade de Amsterdan. Esta área,do início do século XII até 1971, foi ocupada por religiosas católicas que pertenciam à
Ordem da Beguinage, extremamente peculiar e de origem incerta.
Tais mulheres não eram exatamente freiras - apesar das semelhanças -, tendo total liberdade para ir e vir de suas casinhas do
Begijnhof. Podiam até fazer umas comprinhas, já que não era necessário fazerem votos de pobreza, somente de castidade.
"Me enterrem no esgoto" : 150 Beguines e 12 viúvas chegaram a morar nesta área no século XVII. Talvez a mais conhecida delas seja
Cornelia Arantes que, revoltada com a
Reforma Protestante e a tomada da capela local (1607), pediu para ser enterrada no esgoto mais próximo quando falecesse.
E assim foi feito em 2 de maio de 1655, alguns meses após a morte da freira, que inicialmente chegou a ser enterrada no chão da capela protestante, contrariando o seu pedido.

Até hoje, a tumba de
Cornélia é decorada no dia 2 de maio e a foto em preto e branco foi de uma exumação feita há cerca de três décadas atrás.

Após serem obrigadas a ceder sua capela para a Igreja Protestante, as beguines passaram a realizar secretamente cultos católicos em casas particulares. Em 1665, duas casas foram unidas e foi construída uma igreja católica secreta, bem em frente à capela tomada.
Do lado de fora, não havia como saber o que se passava lá dentro. Somente no século XX é que foi construída a entrada que vemos na foto acima.