terça-feira, 26 de agosto de 2008

Pinguim - Cavaleiro da Noruega.


"Nils Olav já tinha medalhas por boa conduta e longos serviços prestados. Ele foi declarado coronel-em-chefe honorário da elite dos guardas reais da Noruega em 2005. E, no início desse mes, ganhou o título de cavaleiro. Nada mau para um pingüim de 90 centímetros --na verdade, três deles.
Morador do zôo de Edimburgo, na Escócia, o Nils Olav original virou membro honorário da guarda real em 1972, após ser pego como mascote dos guardas pelo tenente Nils Egelien. Os guardas o adotaram em uma visita ao zoológico durante um festival de música militar, segundo Maxine Finlay, porta-voz do zôo.
O pingüim-rei foi batizado em homenagem a Egelien e ao então rei da Noruega, Olav 5º. Quando o animal morreu, foi substituído por um segundo pingüim, que herdou o nome e as honrarias do original. O atual Nils Olav, terceiro da "dinastia", foi promovido de sargento maior de regimento para coronel-em-chefe honorário em 2005.


A cerimônia para o recebimento do título de cavaleiro da Noruega começou com discursos e fanfarra antes da chegada do pingüim, que foi escoltado por um destacamento da guarda real. Ele então passou as tropas em revista. O animal recebeu o título do major-general britânico Euan Loudon --em benefício do rei da Noruega, Harald V. Loudon--, que tocou a espada real em ambos os lados do corpo do pingüim."