sexta-feira, 11 de julho de 2008

Piauí contorna a lei.

Texto de JosiasdeSouza
Prefeitos do Piauí buscam o 4º mandato consecutivo
Quando se trata de contornar obstáculos legais, certos brasileiros tiram leite de pedra. Pegam a lei pelos chifres. Ou pelo rabo. E prevalecem sobre elas.

Veja-se, por exemplo, o que se passa nos fundões do Piauí. Reza a legislação eleitoral que um prefeito só pode concorrem a dois mandatos consecutivos. Mas... no Piauí, há prefeitos que vão às urnas em outubro para obter o quarto mandato. Repetindo: eleitos, reeleitos e re-reeleitos, querem agora a re-re-re-reeleição.

Como? Simples: os espertalhões disputam eleições em municípios que foram desmembrados e deram origem à criação de novas cidades.

Tome-se, por ilustrativo, o caso de Janaína Marques. Há quatro anos, foi eleita prefeira de Luzilândia, a 234 km de Teresina. Agora, concorre à reeleição. Antes, Janaína, fora prefeita, por dois mandatos, da cidade de Joca Marques, nascida de um desmembramento de Luzilândia.
Ou seja, se for bem sucedida nas urnas de 2008, a prefeita Janaína exercerá o seu quarto mandato sucessivo. Como ela, há pelo menos mais cinco políticos piauienses na mesma situação.
"É uma brecha na legislação para o terceiro e até o quarto mandato seguido, considerando que a população é a mesma”, exaspera-se Marco Túlio, procurador eleitoral.
Como se vê, é doce o ofício de prefeito. Alguns deles, depois de tomar de assalto a cena, querem, por assim dizer, roubar o espetáculo.