quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pedras que brotam.

Um fenômeno intrigante ocorre na Romênia. Pedras parecem estar crescendo como se fossem seres vivos.

A Romênia sempre foi um lugar misterioso, até pelo fato de ser a terra natal do Conde Drácula. Mas o que acontece lá é bem intrigante e ao contrário da figura mítica do vampiro, é um fenômeno real. Essas pedras que crescem são chamadas Trovants.



Num vilarejo ao sul da Romênia estão as formações rochosas conhecidas por Trovants, e que permanecem quietas e distantes do olhar dos curiosos até que chova. Tão logo a última gota de chuva caia, as pedras começam a se multiplicar de modo incrível. Uma pequena formação oval surge numa pedra arredondada. A coisa é como um tipo de brotamento. Muitas pessoas que vêem a bizarra cena se impressionam quando logo após uma forte chuva as pedras ganham “vida”. Os habitantes locais acostumados ao fato chama essas rochas de “pedras que crescem”.



Trovants são pedras mesmo, que possuem um miolo de rocha dura, mas suas formas externas são feitas de areia. Os Geólogos dizem que estas rochas são resultantes de um processo de cimentação ocorrido milhões de anos atrás nesta região. Científicamente, essas pedras seriam concreções de areia e seu formato irregular é produto da secreção irregular do cimento. A formação das pedras da Romênia teria relação com uma coisa chamada Diagenesis que nada mais é que o nome dado ao conjunto das transformações sofridas pelas camadas geológicas posteriormente ao seu depósito.

O fenômeno é tão curioso que em 2006 um museu foi construído especialmente para armazenar essas pedras que atualmente estão em exposição lá. O museu chama-se “Muzeul Trovantilor” (Trovant Museum) e fica em Costesti, um vilarejo na região de Valcea. Lá os visitantes podem ver Trovants de diferentes formas e tamanhos, das diminutas a rochas com mais de 10m de altura.


via MundoGump


mais fotos aqui