segunda-feira, 16 de junho de 2008

Competição de passos.

Escrito por Sandra Paulsen e publicado originalmente no Blog do Noblat

Não há nada como o verão em Estocolmo. A cidade se transforma, as pessoas enchem as ruas e parques, e infinitas atividades ocupam as agendas. A mais óbvia é ir à praia. A capital sueca, com suas tantas ilhas, tem praias para todos os gostos, desde que a gente não procure água muito salgada. Os balneários da cidade estão no Lago Mälaren, de água doce, ou no Mar Báltico, de água salobra. E dá até para encontrar alguma prainha de areia clara entre tantos rochedos.
A gente sabe que o verão está chegando por aqui quando o tempo deixa a gente passar um dia à beira-mar. Praia é modo de falar, é claro. Não há muitas praias de areia clara, como estamos acostumados aí. E, na verdade, meu lugarzinho preferido são as rochas de Älgö, uma das muitas ilhas do arquipélago. Mas, de qualquer forma, um dia ao sol e a gente já entra no clima de verão.
Outra característica do verão na capital sueca é a esperada parada de carros antigos. De repente, de todos os cantos, aparecem automóveis do começo do século passado, brilhando como se fossem novinhos em folha.
A Maratona de Estocolmo, este ano disputada debaixo de um calor de 28 graus, é outro evento do verão local. Nenhuma grande surpresa. Os vencedores deste ano foram os quenianos. Mas a cidade se prepara agora para todas as corridas que não se correm durante o resto do ano.
Na terça-feira passada, por exemplo, 17 mil mulheres corremos a Vår-ruset. Foram cinco quilômetros ao sol de fim de tarde e, depois, um belo piquenique em pleno parque nacional.
Completando as festas das corridas, há que falar dos “contadores de passos”. Tem disso aí também?
Muitas empresas e repartições públicas declaram aberta a temporada de primavera-verão através das competições de passos. Todo mundo recebe o seu pedômetro, e aquela pessoa ou grupo que der o maior número de passos durante um determinado número de dias recebe algum cobiçado prêmio. É uma verdadeira “febre” de pedômetros nesta época do ano por aqui.
Segundo os especialistas, com sete mil passos ao dia a gente assegura nosso bem estar. Eu já tirei a média e ando por volta de nove mil passos todos os dias. E vocês, como asseguram uma boa saúde com a chegada do inverno aí?

Sandra Paulsen, casada, mãe de dois filhos, é baiana de Itabuna. Fez mestrado em Economia na UnB. Morou em Santiago do Chile nos anos 90. Vive há quase uma década em Estocolmo, onde concluiu doutorado em Economia Ambiental.