"Há na Grã-Bretanha numerosos canais fluviais que formam uma intrincada e extensa rede. A tradição destas estruturas artificiais é longa. Julga-se que terão começado por ser simples sistemas de irrigação das terras que mais tarde, nos séculos XVII e XIX, durante a Revolução Industrial, se transformaram em vias de transporte de mercadorias.
Em alguns locais, porém, foi necessário vencer alguns obstáculo naturais, como montes e desníveis. Para o efeito construiram-se então obras de engenharia importantes, túneis e sistemas de comportas e, recentemente, soluções ainda mais engenhosas.
Em alguns locais, porém, foi necessário vencer alguns obstáculo naturais, como montes e desníveis. Para o efeito construiram-se então obras de engenharia importantes, túneis e sistemas de comportas e, recentemente, soluções ainda mais engenhosas.



Esta é uma obra de engenharia de grande elegância. A infraestrutura afirma-se na paisagem sem ser demasiado intrusiva e sem esconder os seus sistemas mecânicos, como motores e engrenagens. Ao ver a grande roda metálica a mover-se lentamente descrevendo um arco, é impossível não recordar a imagem das primeiras máquinas a vapor da Revolução Industrial, cuja tradição perpetua.