quinta-feira, 24 de abril de 2008

Curtas: Aqui e Ali.

Quando Lula da Silva afirma que sobre Itaipu não conversará com Fernando Lugo, é preciso reconhecer que o presidente brasileiro está correto, pois qualquer revisão contratual só deve acontecer em 2023. Até lá, as coisas ficam como estão, querendo ou não o presidente eleito do Paraguai.

(Charge do Amorim)

Por trás dessa manobra discursiva de Lugo está o venezuelano Hugo Chávez, que, à custa de muito dinheiro derramado na campanha do ex-padre, tenta arrancar do presidente Luiz Inácio a liderança política regional.

(charge do Novaes)

A bordo dos petrodólares que a PDVSA lhe proporciona, Chávez utilizou, sem muito sucesso, estratégia semelhante, forçando o presidente boliviano Evo Morales a se apoderar das instalações da Petrobras no vizinho país.


Valdo Cruz e Marta Salomon, da Folha, revelam outro lado do plano governista, o de atribuir toda a responsabilidade do episódio ao braço direito da ministra Dilma, a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra.
Segundo o jornal, “essa possibilidade não conta com a simpatia da ministra, mas é avaliada por assessores do governo como inevitável caso a PF aponte, ao final do inquérito, que o dossiê foi elaborado naquele formato dentro da Casa Civil, diferentemente da última versão apresentada por Dilma, segundo a qual o documento teria sido montado a partir de dados do Planalto”.

Charge do Spon Holz

É importante lembrar que esses são os enésimos “planos B” do Planalto para tentar descolar Dilma da crise. O anterior foi inventar uma conspiração montada pelo ex-ministro José Dirceu, tese que desmanchou no ar por absoluta falta de consistência.
Aparentemente, o governo só concorda em uma coisa: a ministra Dilma não deve, não pode e não vai depor na CPI dos Cartões, aquela comissão de deputados e senadores que tem atribuições congressuais para investigar o caso.




(Duke)

InformeJB
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) fez uma proposta há pouco em plenário que soou irrecusável até aos ouvidos da oposição: sessões às segundas, terças e quartas.

Spon Holz

Ou seja, os 512 colegas ficariam livres de quinta a domingo para fazer campanha com seus candidatos no interior - o que, aliás, já ocorre de segunda a sexta. Em suma, diante das circunstâncias, a idéia do presidente é um apelo à turma que não pára mais em Brasília.


Lauro Jardim

O advogado paulista Ricardo Tosto, preso no fim da manhã de hoje pela Polícia Federal sob a acusação de participar de um esquema de desvio recursos do BNDES, circulava ontem tranqüilamente em Brasília.

Onde? Nos corredores do STF, onde foi prestigiar a posse de Gilmar Mendes


Contas Abertas
O Carrinho de Compras desta semana destaca as compras realizadas pelo Centro de Lançamento de Alcântara. O órgão, localizado no Maranhão, criado em 1983 para abrigar o complexo de instalações e de sistemas do comando espacial brasileiro, empenhou (reservou em orçamento) R$ 56,6 mil com a aquisição de materiais de consumo diversos. Entre os itens, estão oito caixas de bombom sonho de valsa, 165 potes de sorvete, duas garrafas de conhaque, 120 caixas de barra de cereal e duas caixas de chicletes com 100 unidades cada. Preparem as escovas de dente, senhoras e senhores.
Cada vez menos interessadas em oferecer os planos de saúde individuais, que são controlados pela Agência Nacional de Saúde, as operadoras estimulam a contratação dos coletivos, cujos reajustes são negociados entre as partes.



(Duke)

É uma forma de burlar a legislação. Para o consumidor que junta os membros da família para contratar este tipo de plano achando que está fazendo um bom negócio, o baque vem quando precisa usar muito os serviços contratados e a operadora rescinde unilateralmente o contrato, caso não aceite pagar mais.

Agora a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) formou um grupo de técnicos para discutir mudanças na regulação. Esperamos que a situação melhore.

O criador da Wikicrimes (www.wikicrimes.org), o engenheiro Vasco Furtado, disse à rede britânica BBC que as autoridades "monopolizam" as informações sobre delitos através de números que considera questionáveis, e que "até 50% de alguns tipos de crime não chegam a ser denunciados".

(Spon Holz)

Por isto criou a Wikicrimes, um site no qual as pessoas podem dizer: "Esta zona é perigosa, aqui ocorrem crimes". O funcionamento é relativamente simples. O internauta entra na página, registra-se e assinala o lugar onde o crime ocorreu.

Segundo o El País, fontes da Polícia Civil do Rio de Janeiro se mostraram preocupadas, seja com a revelação de dados que possam prejudicar o trabalho das forças de segurança, seja com o possível aumento da sensação de insegurança da população.

Blog do Bonitão


O Globo - O Ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, pedalaram pela Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal, nesta quarta-feira para promover o projeto Rio - Estado da Bicicleta.

A cena, vista ao longo de quase dois quilômetros, pretende estimular a implantação de um sistema que promove a bicicleta como meio para chegar a outros tipos de transporte, como trem, ônibus e metrô. O sistema já é utilizado em países como França, Holanda, Espanha e Alemanha.