segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Veículos incríveis de uma roda só.

Quando pensamos em motos, imediatamente nossa mente surge com uma imagem referente a um veículo motorizado que contém duas rodas, um guidão, escapamento, farol e tanque de combustível. Mas existem alguns modelos realmente interessantes que desafiam a estética tradicional das motos. Embora existam motos com apenas uma roda, nem todos os veículos de uma roda só são motos. A maioria é chamada de “monowheel”.


Dica e texto de Mundo Gump


Este é o Embrio. Trata-se de uma moto-conceito da Bombardier que usa a tecnologia do giroscópio para manter o equilíbrio andar sobre uma única roda. (embora o equipamento seja equipado com uma rodinha adicional para servir de apoio quando o veículo está estacionado ou andando a uma velocidade extremamente baixa. Ela será abastecida usando células de hidrogênio.

Esta é a GustaMono, uma motinho de visual retrô muito maneirinha. è uma adaptação romena de uma antiga moto Augusta italiana para virar uma monowheel.


Há também esta incrível réplica steampunk de uma bicicleta cujo design remonta ao ano de 1873. Até a uns meses atrás do designer francês que a construiu estava vendendo esta belezinha lá no ebay por u$130.000.



Neste veículo ao contrário dos demais, você não fica nem em cima nem dentro da roda. Você fica pendurado, meio que levitando num equilíbrio super estranho na frente do veículo.


Este é o “McLean V8 Monowheel”. Um dos mais extremos sistemas de uma única roda. Construído por Kerry Mclean de Michigan, USA.O bizarro veículo usa o motor de um Buick V8 e anda a 83 km/h, embora consiga facilmente ultrapassar a marca dos 160km/h. Pode não parecer tanto quando comparamos com uma Ferrari, um Porsche ou outros veículos rápidos como motos de corria, porém veículos de uma só roda são muito mais difíceis de controlar e principalmente de parar.