domingo, 28 de outubro de 2007

Futebol x TV: A Grande Partida

(Mordillo)


Texto de Lauro Jardim

O Clube dos 13 já tem o mote que norteará a disputa entre a Globo e a Record pelos direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2009. Segundo um influente presidente de um clube, ligado a Fábio Koff, que deve reeleger-se presidente no dia 13, o que está em jogo é "a definição da liderança de audiência da televisão brasileira".

O que isso quer dizer exatamente? Simples, o que o Clube dos 13 quer vender (com uma inegável dose de lógica) é a idéia de que, se o Brasileirão cair nas mãos da Record, a emissora do bispo Macedo poderia finalmente arranhar a hegemonia da quase quatro décadas da Globo.
Um exemplo: a Record promete, se vencer a parada, botar o futebol às 20h nos dias de semana, batendo de frente com o Jornal Nacional e com a novela das oito (que começa às nove). E, no domingo, enfrentaria o Faustão. Não há dúvida de que, assim, se desenharia um novo panorama para a televisão brasileira. E, por isso, mesmo a Globo não quer perder por nada.

A Globo leva pelo menos uma vantagem: o contrato atual prevê um "direito de preferência" para a emissora da família Marinho. Funciona assim: se, por acaso, a Record der um lance maior, a Globo tem até 30 dias para fazer nova proposta para ficar com o campeonato.