sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Renan para Presidente da República.

Escrito por Rosenwal Ferreira. Via e-mail.

Todos os jornalistas respeitados, e me atrevo a dizer que sou um deles, são vítimas de uma
angustiante pergunta: "Quem você considera como excelente candidato a Presidente da República?" A resposta é um labirinto no mais absoluto estilo "decifra-me ou te devoro". Como se trata de 'política, particularmente em terras brasileiras, a solução que parece lógica num dia se transforma em monumental problema no outro.


Entretanto, quem diria, pela primeira vez em trinta e três anos de profissão estou certo de que
encontrei o cidadão perfeito para exercer o cargo de comandante mor da nação. Não exito (sic)em afirmar que Renan Calheiros deve ocupar o trono e se encastelar no Palácio do Planalto. O sujeitinho provou ser a essência do que existe de mais perfeito em Brasília. Poderá exercer o poder com a firmeza dos generais, sem que ninguém perceba que se trata de uma ditadura.


Renan para Presidente. Por que não? Ele venceu tudo e a todos. Encurralou o atual presidente da República sem que nenhuma testemunha possa dizer que tática usou. Em sessão pra lá de secreta colocou todos os senadores sentados no rabo de suas insignificâncias. Barrou membros da Câmara Federal, ignorou ordens do Judiciário, enquadrou a imprensa, mandou a própria mulher calar a boca e se contentar que ele tenha uma amante que saiu na Playboy e, ainda or cima, promete vingança a granel.


Renan Calheiros mandou às favas o ditado que diz que ninguém é perfeito. Mostrou e demonstrou que ele beira o máximo de excelência. Se topar a empreitada, decidindo tomar conta do Brasil da mesma forma que defendeu a honra de cangaceiro nordestino, não tem para ninguém!


Eu voto nele. O macho de alagoas entende de banditismo e ganha no terreiro dos gângsteres. Já
pensaram um cidadão desses do nosso lado? Será o nirvana. Tomara que ele consiga se manter no cargo, quem sabe transformando-se em Presidente vitalício do Senado, e fique tão rico que possa comprar uma eleição presidencial.


Ninguém conhece os bastidores como Renan! Enganá-lo será impossível. Ao contrário de Lula, que nunca sabe de coisa alguma, Renan Calheiros poderá prever até o futuro.


Até gente como George W. Bush, Hugo Chaves e outros bagres do cenário internacional terão
de se curvar frente ao tubarão de Alagoas. A maldita imprensa, que teima e não se cala nem frente a propinas grossas, será lacrada.


Ele poderá ofertar amantes para todos, cerveja Schincariol de graça, lobistas de empreiteiras
poderão realizar festas nababescas nas rampas palacianas. Heloisa Helena será enforcada em praça pública. Mercadante convidado a Ministro da Fazenda, Ideli Salvatti coroada como rainha. O Brasil será um eterno carnaval!


Jornalistas da Veja, Estadão, Folha de São Paulo O Globo, Jornal Nacional e toda a arraia miúda
como eu vão acabar nas masmorras, e o povo será feliz. Mazelas só existem porque alguns pulhas divulgam.


Nenhum cidadão levou tão a sério quanto ele o bordão do PT "sem medo de ser feliz". Escrevo tudo isso na esperança de ser poupado. Como fui o primeiro a lançar sua candidatura - e dizem que Renan nunca esquece um favor - posso ser apenas deportado. Rogo a Deus que não seja para Cuba nem Venezuela. Pode ser para Guiné Bissau ou Albânia. Afinal de contas, pouquíssimos lugares são piores do que a nação que transformou a falta de vergonha numa regra e a honestidade numa exceção !!!


(*) Rosenwal Ferreira é jornalista e publicitário. Colaboração de Carlos Michelli.