quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Nomes Curiosos ...na Venezuela

Fonte: BBC Brasil
Pensam que é só no Brasil? ´

Projeto na Venezuela quer proibir nomes 'extravagantes'

Um projeto de lei na Venezuela quer proibir que pais batizem seus filhos com nomes considerados "extravagantes", difíceis de pronunciar ou que resultem da combinação de dois outros nomes próprios. Pela proposta, nomes próprios como Yesaidú (como no inglês 'yes, I do'), Yuleisy (como em 'you lazy') e Usnavy (como em US Navy, a Marinha americana), hoje utilizados no país, seriam banidos do futuro.
Uma exceção será feita aos nomes de origem indígena. Se aprovada, a lei estabelecerá que, diante de nomes incomuns, o escrevente do cartório se recuse a efetuar o registro da criança.
Ele então oferecerá, como referência aos pais, uma lista com pelo menos cem nomes próprios mais utilizados, que crescerá proporcionalmente ao aumento populacional.
Polêmica

Outros nomes "interessantes":

- Goodbye Tutankamen del Sol,
- So long Hengelberthm,
- Maolenin, Olmelibey e Udemixon
- Josmar (José e Maria),
- Leomar (Leonardo e Maria),
- Mileidy (My Lady)
- Maikel (Michael).
Para virar lei, o projeto terá de ser aprovado na Assembléia Nacional, formada por deputados e deputadas de nomes como Diluvina, Iroshima, Earle e Grace Nagarith.
"Meu nome é incomum, mas já ouvi falar de nomes como Apolo Tres e Áudio", disse ao New York Times Jhonny Owee Milano, deputado pelo estado de Cojedes.
O casal Josmar e Sinira Uriana, batizou seu filho com o nome de Luis Alberto. O jornal conta que, registrado à idade de sete anos, o menino da etnia indígena wayúu já havia estabelecido sua preferência. Fã de programas de TV, ele queria adotar o nome de Chapulín, o nome original em espanhol do herói mexicano Chapolin Colorado.