sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Manual do bebedor solitário.

Escrito por Discotecário Chanceler, para o Letras do Café em parceria com o caixapreta.

* Como hoje é noite de sexta-feira acho que este artigo é bem apropriado.
Um grande prazer que tenho é sentar sozinho para tomar uma cerveja. Acompanhado de boa música penso sobre meu trabalho, minha vida pessoal e minha mulher amada.
É um momento precioso cercado de bons pensamentos, muito ao contrário da fama que o ato de beber sozinho impõe. Nesta coluna dou algumas dicas de como aproveitá-lo melhor.




• Nunca exagere na quantidade de bebida quando estiver sozinho afinal, você só pode contar com você mesmo se ocorrer algum problema. Prefira bebidas com menor teor alcoólico como a cerveja e se quiser, um aperitivo para servir de guia. Se quiser exagerar avise a algum amigo o local onde está e pegue uma carona na volta.


• Evite lugares da moda ou próximo de ambientes de seu trabalho. De forma geral, as pessoas não fazem um bom julgamento de quem bebe sozinho.


• Dê preferência a bares com balcão. Desta forma, você pode ficar mais à vontade sem se expor muito. Para sentar à mesa escolha bares, botequins e mercearias de bairro. Nestes lugares há uma cultura apropriada para isto.


• A interação com as pessoas do lugar faz parte da cultura do bebedor solitário. Se você prefere ficar sozinho e sem conversar elimine as possibilidades de contato usando, por exemplo, um IPod ou um MP3 player. É também indicada uma fisionomia pensativa e concentrada para intimidar a abordagem por outras pessoas. Se o contato for inevitável, tente aproveitar o momento.


* Por outro lado, se você gosta de beber sozinho, mas está disposto a uma boa conversa de bar experimente ir a lugares com alta concentração de aposentados. Eles estão sempre dispostos a contar boas estórias, dão todo o noticiário do dia e tratam com respeito todos no lugar.


• Quando for preciso ir ao banheiro leve sempre seu celular, carteira e tudo que tiver algum valor. Peça para o garçom ou o atendente do bar para dar uma olhada em sua mesa. Dependendo de onde estiver, faça marcações na quantidade de cerveja na sua garrafa ou em seu copo e observe se há algum corpo estranho.


• Tente não beber sozinho quando estiver com problemas sérios, em estado depressivo ou muito nervoso. Você pode perder o controle e acabar em situações delicadas. Neste caso prefira o conforto de sua casa ou uma boa conversa com um amigo.


• Tente aproveitar este momento de forma produtiva. Aproveite para pensar em sua vida pessoal ou profissional, mas tenha cuidado para não entrar em euforia e fazer algo inconseqüente como ligar para sua ex ou pedir demissão do emprego. Deixe qualquer decisão para o dia seguinte.


• Para as bebedoras solitárias o ideal são lugares como cafés e casas de vinho. Neste tipo de ambiente elas podem ficar mais à vontade e livres das abordagens masculinas. É também indicado levar um livro ou uma revista para passar o tempo e intimidar os gaviões.
• Se você tem alguma predisposição ao alcoolismo tente não fazer disso um hábito.

• Aprecie com moderação!