quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Brincadeira de mau gosto

Artigo de maria ines dolci, do blog Defesa do Consumidor:

"É grave o caso do mega recall de brinquedos da Mattel, pois confirma a falta de controle de qualidade resultante da dominação do mercado mundial pela China. As antigas empresas que lideravam os mercados nacionais não tiveram condições de continuar competindo com os chineses. Fecharam as portas, abriram fábricas lá ou terceirizaram a produção para chinesas.
Com isso, o controle de qualidade está longe de nossas fronteiras. Parecia fácil quando tratávamos de brinquedos contrabandeados, vendidos por camelôs, mas agora estamos falando de empresa líder mundial no setor. Antes bastava orientar o consumidor a comprar os brinquedos apenas nas lojas.
Defendemos a implantação de um cadastro nacional sobre os acidentes de consumo, que permitam registrar e atuar rapidamente quando problemas de segurança com uso de produtos e serviços ocorram.
No caso das peças imantadas dos brinquedos, que podem se soltar, se a criança ingerir em um curto espaço de tempo dois pequenos ímãs, há chances, de ocorrer lesões em órgão internos. Dentro do organismo, a força de atração dos imãs pode fazer com que se grudem e prendam partes do sistema digestivo e perfurar os órgãos das crianças."